Análise,

Análise - Episódio 479

16:41 SasuSaku Brasil 0 Comments




Konninchiwa!!

Hoje estamos trazendo uma análise especial sobre o último episódio, 479, que foi ao ar nesta quinta, então, se você ainda não leu o mangá ou não viu o episódio (que sim, contém algumas partes adicionais ao que rolou no mangá), recomendamos que pare a leitura por aqui mesmo (ou não).

Alertados dos spoilers, daremos início, então, à análise.

Bom, começaremos onde tudo terminou no último episódio: Naruto e Sasuke sangrando no Vale do Fim depois de terem destruído quase tudo.

Com a chegada de Sakura e Kakashi ao local, Sakura imediatamente desce para curá-los, parando o sangramento de ambos.  E é neste exato momento que Kakashi, de longe, revê o Time 7, completo e, principalmente, unido.

A partir desta união, Naruto e Sasuke unem suas mãos (restantes) para fazer o selo que desfaz o Mugen Tsukuyomi, trazendo todos novamente ao mundo real.

Com todos de volta, inicia-se o retorno de todos às suas respectivas vilas e, com isso, a restauração do mundo pós-guerra.

O desenvolvimento seguinte do episódio foca em Konoha, na recuperação de Naruto e no mesmo sendo considerado um herói de guerra, ao mesmo tempo em que é promovido a jounin e tendo que passar por uma rotina de estudos para se aprofundar nas táticas ninjas.

Também há destaque para a recuperação de Gai, os estudos de Tsunade com as células de Hashirama, os funerais dos shinobis mortos na guerra, a sucessão do posto de Hokage para Kakashi, a prisão de Sasuke, que foi considerado um inimigo durante a guerra, assim como também seu “perdão”, libertando-o, porém sob supervisão do novo hokage e o mesmo indo viajar para “pagar” pelos seus pecados e ver o mundo de uma maneira diferente, mais aberta, para não cometer os mesmos erros de novo.
 
 


Momentos SasuSaku


Vamos então ao que realmente interessa nesse episódio e que está deixando os fãs SasuSaku loucos há muuuito tempo: o momento de pedido de desculpas e o famoso poke (dedinhos na testa)!!
   
A primeira cena SS no epi vem logo no início, quando a Sakura desce para curar Naruto e Sasuke.  Enquanto ela está concentrada na tarefa, Sasuke, que já havia admitido sua derrota para Naruto e inclusive já compartilhava os sentimentos de dor com ele, começa pedindo para que ela não gaste suas energias com ele e foque-se apenas em Naruto.  Ignorando o pedido dele, Sakura continua na tarefa de curar ambos e é quando então os sentimentos de Sasuke vêm à tona.

Com uma expressão claramente consternada e arrependida, Sasuke pede desculpas para a Sakura, que logo responde “pelo quê?”.

Por tudo”, Sasuke responde e então é a vez da Sakura soltar seus sentimentos e afirmar, o  quanto ele deve estar arrependido, se referindo não apenas ao momento da guerra ou da luta contra Naruto mas sim a todos esses anos vividos, tanto o período em que ele estava com Orochimaru quanto ao momento em que ele se une à Akatsuki e até mesmo durante todo o período em que ele a ignorou na Academia e quando grita com ela no quarto do hospital, antes de desafiar Naruto.

Sasuke apenas mantém seu olhar triste, e até mesmo receoso pela resposta que iria receber, e sem palavras, pois sabia que nada iria desfazer ou aliviar o sofrimento pelo que ele a fez passar, ouvindo o desabafo de Sakura que deixava cair lágrimas tanto de raiva quanto de alegria por ele ter voltado, que logo em seguida o chama de “idiota”, algo que ela nunca o havia chamado durante toda a série e que no momento descreveu claramente o que ele foi durante todo esse tempo e que também era o sentimento que ele estava sentindo sobre ele mesmo.

Baka” resumiu o momento ;p


Agora, o tão aguardado poke!!!

A cena vem logo ao final do episódio, após Kakashi assumir a responsabilidade de “perdoar” Sasuke por seus atos contra Konoha e associação à Akatsuki.

Sasuke, Sakura e Kakashi encontram-se no portão da vila, com Kakashi comentando sobre as condições para a liberdade de Sasuke e que mesmo assim as forças aliadas manteriam certa vigilância em suas ações fora da vila e que qualquer ato suspeito seria imediatamente punido.

Logo em seguida Sakura pergunta se Sasuke tem mesmo que fazer essa viagem, até porque ele recebeu o perdão do Hokage, porém não foi expulso da vila, o que poderia significar que Sasuke estava livre e convidado a permanecer na aldeia.

E é então nesse momento que Sasuke explica o porque de sua viagem e o porque de não poder permanecer na vila: parte da sua vida, ele conheceu o amor e carinho de uma família, parte de sua vida ele conheceu a tristeza de estar sozinho, sem um pingo de amor ou carinho de alguém próximo, parte de sua vida ele conheceu o sentimento de ter amigos e assim poder recomeçar a sua vida, porém esse período foi interrompido pelo ódio, que corrompeu sua alma e o fez se afastar de tudo que o estava “fazendo bem”, sentimento esse que se intensificou quando ele descobriu a verdade sobre seu irmão, Itachi, e o fez ter uma visão completamente diferente do mundo e fazendo-o pensar e ver as coisas do pior jeito possível.

Essa viagem era para Sasuke expiar pelos seus pecados e para enxergar o mundo e os locais por onde passou de uma maneira diferente.  Analisar as situações com outro olhar, ver o melhor de cada coisa e não apenas pela raiva.

Sakura ainda tenta persuadi-lo de permanecer mais um tempo na aldeia, até Tsunade terminar seus estudos com as células de Hashirama, mas Sasuke é enfático ao dizer que precisa de tempo para entender seus sentimentos, e até mesmo, se ele precisa desse tempo, significa que ficar preso na vila só vai limitar sua visão de mundo ao que ele já conhecia: o mundo regido pelo ódio.  E ele não queria isso, pois sabia que se voltasse por esse caminho iria machucar novamente pessoas inocentes e até mesmo as próximas que ele tinha algum sentimento.

Ao ser questionado se Sakura poderia partir com ele nesta jornada, o mesmo recusa o pedido, reafirmando que a jornada é para ele visualizar o mundo com outro olhar, passar por lugares por onde ele já passou mas apenas para observar e absorver o melhor, ver coisas que ele não era capaz de ver enquanto tomado pelo ódio, e que ela não tinha nada a ver com isso, pois ela, assim como o Naruto e os outros antigos companheiros de classe, já tinham uma visão concreta do mundo, enquanto que a dele era deturpada e confusa, devido a todas essas reviravoltas em sua vida.


(AGORA SE SEGURAAAA)

Chateada pela recusa de Sasuke, mas, óbvio, ao mesmo tempo entendendo plenamente seus motivos, Sakura é surpreendida pelo toque dos dedos de Sasuke em sua testa e dizendo “talvez na próxima”, “obrigado”, para partir em viagem.

Historicamente falando, o poke (toque dos dedos na testa) era algo que Itachi fazia frequentemente com Sasuke, quando criança, para pedir desculpas por não ficar para determinada coisa/situação e ao mesmo tempo uma demonstração de carinho e afeto pelo seu irmão mais novo.

Na cena de despedida, ao fazer o poke, Sasuke nada mais, nada menos, quer dizer exatamente a mesma coisa que seu irmão dizia no passado “me desculpa por não ficar, mas saiba que te amo”.

Sasuke sempre foi uma pessoa muito reservada em relação aos seus sentimentos, muito diferente de Naruto e Sakura, que sempre foram muito abertos em relação à quase tudo, então, praticamente qualquer demonstração de afeto vem por sinais muito rápidos e basicamente para quase ninguém em específico, exceto apenas para seus companheiros do Time 7 e mais intimamente para a Sakura, pois o poke foi algo que ele nunca tinha feito com ninguém e, pelo relatado no último volume do mangá e na edição Gaiden, esse poke do Sasuke continua sendo algo exclusivo para a Sakura e, então, para a Sarada.

Outra observação também a ser feita é o “obrigado”.  Também, historicamente falando, Sasuke nunca soltou um agradecimento aleatório e o “obrigado” de Sasuke para a Sakura já vem desde o período clássico, quando, por exemplo, Sasuke está saindo da vila e ela o interrompe, pedindo-o para ficar, Sasuke recusa mas vai para perto dela soltando um agradecimento aleatório e nada a ver com a situação, mas que significa que ele agradece pelos momentos passados no Time 7 e pelo sentimento que ela “deixou com ele”, por assim dizer.  E o mesmo se repete agora neste episódio.  Os dois estavam falando sobre ir/não ir e aleatoriamente, após a conversa, ele solta um “obrigado” para a Sakura, significando o agradecimento por nunca ter desistido do amor por ele e ter aguentado o “baka” que ele foi.

E, para terminar, temos o “talvez na próxima”.  No clássico Sasuke só agradeceu e sumiu.  Agora ele deixou em aberto um próximo encontro, ou seja, ele não ia abandonar a vila, mas sim voltar, além de ter deixado também em aberto que, provavelmente, ele faria uma próxima viagem e ela estaria convidada para ir com ele!  Ou seja, Sasuke queria Sakura ao seu lado!  Não no exato momento, pois ele queria conhecer o mundo de outra forma, justamente para não retornar ao seu caminho de ódio, mas posteriormente, quando ele se sentir confiante o suficiente para preencher a sua vida com o tipo de amor faltante: o da Sakura.


Então, nesse momento fica até uma teoria, que talvez tenha sido nesse próximo encontro que eles se casam, preenchendo, finalmente, o buraco vazio no coração de Sasuke (e Sakura também) e tendo a Sarada como resultado da consolidação desse amor.  Mas claro, tudo não passa de uma teoria, pois tio Kishi não nos deixou muitos detalhes para a gente surtar.

Mas enfim, galera, é isso aí.  SasuSaku é Canon, e por mais que muitos fãs não tenham curtido muito a adaptação do “momento poke”, relatando que no mangá estava mais explícita as expressões de ambos, a cena foi completamente adaptada para as telinhas, dando fim (chorem) à saga Naruto (mas não esqueçam do gaiden ainda!).

Esperamos que tenham curtido essa análise e qualquer acréscimo à algum dos tópicos discutidos, fiquem à vontade.

Jaa ne.

Arigatou.


 
 

You Might Also Like

0 comentários: